Caça a Baleia Piloto!

Existe uma arquipélago de ilhas na Dinamarca, denominado Ilhas de Faroé, que a séculos caça baleia piloto. O grande problema é que eles não as caçam para comer e sim as usas como “ritual”, The Faroese é nome dado a ele. Segundo a tradição, quando um garoto mata baleias esse deixa de ser garoto e se torna um homem.

A caça é feita de uma forma bruta e dolorosa. As baleias,  exaustas, confusas e aterrorizadas, são orientadas, pelos caçadores, a irem para a parte mais rasa, onde começa o banho de sangue. Habitantes da ilha martelam-nas com 2,2 kg de metal, repetidamente, varias vezes, até que a baia com manchas de sangue seja preenchida com horríveis e mutiladas baleias mortas.

Todo esse momento é tido como entretenimento para os habitantes, que se comportam como se pulassem carnaval. As crianças são ensinadas desde pequenas. Existe um dia, no calendário escolar, no qual são levadas para assistir esse espetáculo do horror, onde se divertem e brincam entre as baleias mutiladas, depositadas na areia.

São abatidas cerca de 2000 baleias por ano, sendo que não necessitam de carne de baleia para subsistência. Nessa festa sangrenta muita carne é perdida, não havendo como exportar uma vez que está contaminada com toxinas e/de metais pesados, fugindo da norma da UE para a saúde e alimentação humana.

O costume foi abandonado a algum tempo em outros estados europeus, e hoje é proibido. Embora as Ilhas Faroé façam parte da Dinamarca, possuem suas próprias leis e governos, que regem a caça as baleias piloto, ou “grind”, como é conhecido lá.

Existe hoje, na internet, um site que tem uma petição contra essa caça desnecessária as baleias

http://www.thepetitionsite.com/1/end-whale-dolphin-slaughter-in-the-faroe-islands

Não a muito que podemos fazer para ajudar esses pobres animais que são mortos todos os anos por esporte, apenas sabemos que a criatura que faz isso se encaixa na pior classe de ser humano que existe, aquela onde estão todos os outro que se acham importantes o suficiente para destruir o planeta e tudo que existe de bom nele, sem ao menos parar pra pensar que ele é o “convidado” aqui, uma vez que a humanidade é um bebe comparada ao planeta. Talvez seja a hora dessas pessoas repensarem seus costumes locais… Podemos ajudar entrando no site, citado a cima, e assinar a petição. Precisamos de 10000 assinaturas e ainda estamos longe desse numero.

Ajude quem morre sem ter direito a defesa!

Amanda Manso*

Anúncios

5 Respostas so far »

  1. 1

    Herba said,

    Tudo bem,sempre dizemos que é importante e até saudável respeitar culturas alheias, mas desse jeito também não há meio de respeitar,sendo que a cultura deles desrespeita uma forma de vida neutra, que no meio e condições em que vive não lhes faz mal algum..Repito o que foi dito na reportagem, se fosse por questão de necessidade, mas..por esporte?
    Adorei as fotos, são realmente impactantes.. e vou assinar o abaixo-assinado.

  2. 2

    [V.A.C.A.] said,

    Isso ai Herbinha.. Ainda precisamos de muitas assinaturas… Infelizmente a maioria das pessoas desconhecem a situação dessa pobres baleias… Temos que ajudar o maximo possivel! ;D

  3. 3

    Marina said,

    nossa que coisa mais doida…
    até que o brasil nesse ponto de proteção aos animais é bom pq se 1 só balaeia morrese aki a sociedade e a midia todo muito ia se revoltar.
    Mais como lá as crianças são educadas de outra forma realmente não tem muito o que fazer.
    Esse povo tem que cair na real e imaginar-se na pele das baleias!!

  4. 4

    isabela said,

    eu acho melhor o mundo tomar providencias por que ficar assim nao da mais
    as pessoas matam animais e esses coitados nao tem como se defender

  5. 5

    Deca said,

    Como me dói ver o quanto somos primitivos…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: