Dia do Meio Ambiente!

O dia do meio ambiente foi criado a 36 anos atras, em um assembléia, realizada pela ONU em 1972, no que ficou conhecida como, 1ª Conferencia do Meio Ambiente, que foi realizada na Suécia.  Os paises que participaram dela fizeram uma declaração com 7 principios onde, entre outros, a educação escolar que permitia a formação de novos cidadaões com uma opnião publica bem formada.

Hoje, quase 35 anos depois, enfrentamos muitos problemas ambientais… O que não faz, nem ao menos, que tenhamos vontade de “comemorar” o dia do meio ambiente, que deveria ser marcado por grandes noticias e realizações para o “Meio Ambiente”, em geral.

Esse ano, aproveitando a data comemorativa, a ONU pediu que deixassemos de lado nosso vicio em CO2, para que assim, quem sabe um dia, possamos começar a despoluir nossa atmosfera. Afinal, como afirmou o secretario geral da entidade, o aquecimento global é atualmente uma das questões mais importantes do mundo e ainda constatou que desde o MAIS RICO até o MAIS POBRE ser humano do mundo será prejudicado com isso. O ar, ainda, não pode ser comprado. Não podemos achar que nos salvaremos do aquecimento global porque vendemos mais, exportamos mais, queimamos mais florestas para plantar soja, nem nada do gênero. O tempo de destruir, visando o lucro, chegou ao fim, estamos entrando em um momento de, ao menos, conservar para que possamos continuar “plantando”, para lucrar!

O ministro do meio ambiente, Carlos Minc, declarou hoje em rede nacional a criação de novas unidades de conservação na Amazonia. Mas será que apenas essas tres areas serão o sulficiente no tempo em que vivemos, tempo esse em que desmata-se uma área equivalente ao estado do Rio de Janeiro, em um mes, e o presidente da republica declara nem ter conhecimento? Do que adianta a ele bater o pé e dizer “A Amazonia é do Brasil, é do Brasileiro” se ele, o maior representante desse “brasileiro” não tem, nem ao menos, conhecimento do que acontece lá.

Nesse dia 05/06 deveriamos parar e refletir: “Estamos realmente nos preocupando com o meio ambiente?”. Lembrar do dia do Meio Ambiente apenas quando receber uma propaganda de algo que use esse tema para vender mais, não é util. Devemos ter a consciencia de que o dia do meio ambiente não acontece apenas em 05 de junho e sim TODOS os outros 364 dias do ano, afinal o que será da espécie humana quando não houver mais o, tão falado, meio ambiente?!

fonte: http://www.sidneyrezende.com/

Amanda Manso*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: