3Rs..!

Nós do V.A.C.A já fizemos as campanhas do óleo e as aprimoramos, mas um grupo ambiental não pode ficar estagnado em um determinado assunto e não procurar outros aspectos ecológicos importantíssimos, principalmente aqueles que estão mais presentes em nosso cotidiano urbano.Por isso resolvemos tratar sobre os famosos 3Rs. SIM, você já ouviu falar deles e provavelmente já os estudou, mas nem deve lembrar o que significam e a importância deles, por isso eu vou fazer o humilde favor de te lembrar:

3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Redução: reduzir os materiais que parecem necessários, mas não são, como por exemplo plástico. Quando for ao mercado, leve sua própria sacola plástica.Tenho certeza de que, literalmente, ela não vai pesar na sua mão.

Reutilizar: usar um produto de todas as maneiras que ele puder oferecer.Por exemplo, garrafas de vidro,utilizar um papel várias vezes para anotação, promover feiras de troca de materiais (roupas, sapatos, etc.)

Reciclar: produção de um material novo em cima de um velho.Papel reciclado, reciclagem do alumínio. Cada 50kg de alumínio reciclados equivalem a 5.000 kg de minério. Ta vendo como pode fazer toda a diferença?

A maioria não sabe, mas existe uma diferença grande entre reutilizar e reciclar.Como citado acima, reutilizar é apenas usar o mesmo produto de diversas maneiras, mas sem mexer na sua constituição física.A reciclagem já não, transforma todo o material, por isso fica mais caro e mais difícil de torná-la realidade.É útil para o meio ambiente, mas caro, portanto de difícil acesso.Geralmente as prefeituras das cidades não estão interadas com nenhum projeto, então não há mobilidade da sociedade civil..Enfim, vários são os motivos pelos quais é mais fácil reutilizar do que reciclar, até mesmo nos hábitos do dia-a-dia.Tem rolado uma polêmica muito grande em função da reciclagem de garrafa PET, por exemplo.Há muitas cooperativas e catadores autônomos no Brasil, mas para que haja uma linha oficial de reciclagem, seriam gastos aproximadamente R$ 20 milhões, ou seja, não compensaria.

Mas, VOCE pode fazer alguma coisa. É, você mesmo aí, sentadão e acomodado na sua. Basta mudar um pouco suas atitudes diárias para amenizar os impactos ambientais. Não é preciso muito esforço.

Aí vão algumas dicas:

– Aquelas frases clássicas de: economize água ao tomar banho, ao lavar a louça, use vassoura para retirar o lixo da sua calçada e não água, sempre armazene-a em baldes para qualquer tipo de atividade em que vá usá-la, etc.

-Não jogue lixo na rua, não jogue lixo na rua, não jogue lixo na rua e não jogue lixo na rua!Coloque-o no seu bolso, na bolsa, e quando chegar em casa ou avistar um lixo próximo, aí sim jogue.

-Apague as luzes assim que deixar os cômodos, não deixe televisão ligada sem necessidade.Além de economizar energia, vc perceberá uma ótima melhora na conta.

-Aproveite várias vezes um mesmo bloco de notas, leve seu próprio saco plástico para os supermercados ao invés de utilizar os novos.

Essas e outras atitudes mínimas que não exigem esforço algum, ou gastos financeiros, ajudam pakas!

Faça sua parte também ô preguiçoso cabeção e animal! Ta, parei..

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, Vega.

Bárbara A.

Anúncios

5 Respostas so far »

  1. 1

    Tami said,

    Oiiii

    adorei esse blog…
    principalmente por causa da atitude de defender o meio ambiente
    são por pequenas coisas….que conseguimos grandes feitos

    eu apoio a iniciativa de vc´s….
    tão de parabéns…
    se cada um fizesse sua parte…o mundo jah estaria bem melhor…

    bjinhos

  2. 2

    Lilie said,

    -Não jogue lixo na rua, não jogue lixo na rua, não jogue lixo na rua e não jogue lixo na rua!Coloque-o no seu bolso, na bolsa, e quando chegar em casa ou avistar um lixo próximo, aí sim jogue.

    é oq eu sempre digo!
    naum joguem lixo nas ruas!
    uso uma chantagem fortissima pra isso: “quem joga lixo na rua é gordo e feio” quem quer ser gordo e feio??
    meninë, essa música começou do nada, eu to de fone de ouvido, até assustei, mierda
    aehuaehueauhaehuaehueaueahuehauhaeuea
    go VACA, GO!
    ^_^
    =*

  3. 3

    Natasha* said,

    Oiiee..

    Adorei o texto da nova campanha dos “3R’s”, pois através de dicas podemos esclarecer muitos!!

    É isso aí: é o V.A.C.A conscientizando todos..

    beijosss

  4. 4

    Roger said,

    aeee pessoal gostei da campanha,conscientizando a população ja cosguem alcançar um grande passo na presrvação do meio ambiente, continuem com o bom trabalho !!! so deixo uma sugestao poderiam dar exemplos do que acontece com pequenos gestos feitos com frequencia e a longo prazo, por exemplo a utilização de papeis reciclados nas empresas presrva em torno de 3000 arvores/mes em uma empresa de garnde porte …qto mais info melhor !!!

    abraço a todas

  5. 5

    Thá said,

    Bahh!!
    Muito bom seu texto viu!!

    Achei bem interessante você ter falado sobre a diferença da reutilização e reciclagem …!
    ;D

    Que cada um faça sua parte!!
    =D

    Bjoss


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: