Palestra: Fontes de Energia Renovável.

Na quarta-feira da semana passada, dia 19, às 19h, aconteceu a Palestra sobre Novas Fontes de Energia Renovável no auditório da Anhaguera Educacional, e é CLARO que o V.A.C.A estava lá, afinal vaca que é vaca nunca fica de fora..! A palestra foi apresentada pelo geólogo Delmar Mattes, que discutiu pontos bem importantes, como por exemplo a expansão de cana-de-açucar nas áreas brasileiras, para utilização do etanol, substituindo a gasolina. No dia 8 de Março de 2007, o presidente George W. Bush desembarcou no Brasil para discutir com o presidente Lula novas formas de expandir o negócio do etanol.Apesar de ter sido uma boa parceria do ponto de vista econômico para o país, já do ponto de vista ambiental é uma destruição completa, principalmente para nossos domínios tão preciosos, como o Cerrado, que é o mais afetado com a produção de cana.Segundo dados do IBGE, apontam que, entre os anos 2005 e 2006, a área plantada passou de 5,62 para 7,04 milhões de hectares plantados.É exatamente esse ponto que o geólogo Delmar apontou tão insistentemente, que a solução para o Meio Ambiente não é apenas substituir a gasolina por etanol, biodiesel ou outra fonte renovável, mas sim identificar a origem do problema para dessa forma tentar combate-la.

A idéia de que etanol ameniza a liberação de CO2 na atmosfera porque a mesma é compensada com a produção de cana-de-açucar é uma idéia errônea, e o lucro é apontado para as Grandes Corporações Automobilísticas e as Indústrias Petrolíferas, afinal a mão-de-obra para eles é barata, obtem abundância de recursos naturais (como por exemplo no Brasil), expulsam os pequenos proprietários de suas terras, ou seja, passam por cima da legislação. E você, caro amigo, deve estar se perguntando: Porque o Brasil aceita tudo isso?

Porque infelizmente ainda possui aquele espírito colonialista, de submissão a metrópole.

Barbara A.

 

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Angélica said,

    Verdade Babs!
    Seu arremate final de texto matou a grande charada do milênio!
    Ainda somos servidores dos nossos credores!

    Esse negócio de independência aí é muito relativo. País de terceiro mundo, capitalista, ex-colônia ainda é subserviente, mesmo com bandeira nacional, hino, constituição, eleições, democracia…

    É a força do sistema!

    O Geólogo Delmir Mattes e todos os que falam disso, inclusive nós do V.A.C.A., somos ainda meras vozes. Porque criticar esse sistema que está aí é algo que vai muito além da fala! É criticar com uma rede de poder em vários níveis de relações humanas que está aí a séculos e que muito provavelmente vai levar outros pra mudar de fato.

    Mas as revoluções, pelo que me consta, sempre começaram assim! Um professor aqui, uma aluna ali, um representante político acolá. Gente interessada que se encontra, que discute e tá a fim de agir!

    Seguimos sonhando né Babs!
    Talves nossos netos vejam acontecer… certo vaquinhas?
    beiijos sonhadores a todos


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: